BUFFET GOODY

MACRO FOTO & VIDEO
 


publicado em: 03 de julho de 2005

Agência Folha


VERDE

Da compra à escolha de onde colocar o vaso, detalhes evitam que plantas, legumes e frutas ressequem ou murchem



Cuidados prolongam a vida dos arranjos



DA REDAÇÃO

A vantagem de montar arranjos no inverno é que eles duram mais do que no verão. Mas, para garantir a vida um pouco mais longa, é preciso tomar uma série de cuidados, que começam na compra.
"Pergunte ao vendedor quando a planta foi cortada", diz Sara Peres, professora de arranjos florais do Senac. "O corte deve ter sido feito há, no máximo, dois dias."
O segundo cuidado diz respeito a onde apoiar o arranjo, que pode ser feito sobre uma espuma floral ou ter caules submersos em água.
Outra opção é utilizar um "kenzan", uma base com "agulhinhas" onde são fixados os caules das plantas, para ficarem na vertical.
Em um recipiente com água, as plantas geralmente duram mais. Quem optar pela espuma deverá encharcá-la antes de fixar as verdinhas e molhar o arranjo todo dia. "Outra dica é colocar aspirina na água para prolongar a vida das plantas", recomenda o arquiteto paisagista Benedito Abbud.
Antes de colocar as plantas no vaso, mais cuidados. Peres recomenda retirar as folhas da parte do caule que ficará submersa. "A folha pode apodrecer e estragar a flor mais depressa."
A sugestão de Abbud é cortar as folhas do caule sob água corrente. "Não entra ar nas fibras, evitando que a planta murche com facilidade." Também é importante colocar o vaso em um local em que não receba sol nem fique exposto ao vento e ao ar condicionado.






SaraPeres.Com.Br © 2006 - Política de Privacidade - Termos de Uso
Desenvolvido por: Volcano