Terra Viva

Rizzo Embalagens

BUFFET GOODY

MACRO FOTO & VIDEO
 
Roda das cores



Para ter um bom resultado num arranjo floral temos que prestar atenção nos elementos que usamos. Por exemplo: a proporção entre as flores, o equilíbrio, hamonia das cores, o uso corretos destes elementos e outros nos levarão a ter um belo arranjo.
O cuidado com as cores é uma preocupação constante e fundamental de um artista floral.
As cores devem combinar entre si, para que não briguem, e sim formar uma harmonia.
Para auxiliar o florista existe a roda das cores, ela deve ser consultada sempre pelos floristas quando há duvidas, assim ele logo sabera o que combina ou não.


Temos as cores Primárias

- Vermelho
- Azul
- Amarelo.



Temos as cores Secundárias

São obtidas a partir da mistura das cores das cores primárias entre si.

- Vermelho + Amarelo = Laranja
- Amarelo + Azul = Verde
- Azul + Vermelho = Violeta



Temos as cores Terciárias

São formadas pela mistura das primárias e secundárias.

- Amarelo-alaranjado
- Vermelho-alaranjado
- Vermelho-violeta
- Azul-violeta
- Azul-esverdeado
- Amarelo-esverdeado


Como usar a roda das cores
Na roda das cores há uma equidistancia entre as cores primárias; entre as cores secundárias e entre as terciárias, isto é, tem a mesma distancia entre elas.
Com a roda das cores podemos fazer combinações que chamamos de harmonias cromáticas.


Harmonias Cromáticas

1. Monocromática
É a harmonia resultante de uma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar, mas todas ficam no mesmo matiz da roda das cores.

2. Análoga
É a harmonia formada de uma cor primária combinada com duas cores vizinhas a ela na roda das cores. Por exemplo um arranjo com flores amarelas combinadas com flores amarelo alaranjadas com amarelo esverdeadas.

3. Complementar
É a harmonia que ocorre quando combinamos cores opostas na roda das cores. Muito comum nesse caso é a mistura do vermelho com verde, azul com amarelo.

4. Triadica
É a harmonia onde usamos três cores da roda das cores que tem a mesma distancia entre elas. Por exemplo azul, amarelo e vermelho. Esse tipo de combinação consegue dar um efeito visual muito atraente.

5. Complemento dividido
É a harmonia conseguida através da mistura de uma tonalidade da escala com as duas vizinhas da cor diretamente oposta a primeira. É caso de um arranjo com as cores amarelo,azul-violeta,vermelho-violeta.

6. Acromática
É a harmonia onde usamos flores só brancas e folhagem. Na arte floral, o verde e o branco não são considerados cores.



Significado das cores

A natureza pode trazer muito mais benefícios ao homem do que se imagina. Suas cores estão intimamente ligadas ao bem estar físico e emocional. Cada flor transmite ao ambiente a energia vital de sua cor, portanto, devem estar sempre presentes dentro de casa ou em seu local de trabalho.

Listamos aqui as cores mais utilizadas e junto com o significado vai a indicação das cores na hora de presentear com flores. Vermelho: Trabalha a ação, criatividade e a realização material. Representa o fogo, a força e a energia. Indicada quando se quer transmitir paixão, amor ardente.

1. Flores:
Rosa, Cravo, Gérbera, Antúrio, Cravínea, Helicônia, Palma, etc.. Laranja: Trabalha a segurança, a saúde e a luminosidade. Simboliza a sensualidade feminina. Indicada quando se quer transmitir energia positiva, é uma cor que pode ser utilizada em arranjos para qualquer idade e situação, tanto para mulheres quanto para homens.

2. Amarelo:
É a cor do otimismo, alegria, espontaneidade, euforia e originalidade. Indicada quando se quer transmitir luz, desejar prosperidade e levantar o astral de alguém.

3. Azul:
Representa a paz, calma e relaxamento. Cor fria e muito elegante. É indicada para ocasiões e ambientes que necessitem de tranqüilidade.

4. Violeta:
É a cor mais espiritual, representa a inspiração, a dignidade e a justiça. É indicada para ocasiões, pessoas ou ambientes que necessitem de energização.

5. Rosa e Champanhe:
Estas cores trabalham a emoção, o sentimento e o amor incondicional, simbolizam o crescimento interior. Indicadas para pessoas delicadas e românticas para representar carinho, amor e bem querer.

6. Branco:
É a mistura de todas as cores e é o símbolo da paz.

7. Colorido:
É a melhor combinação quando se quer indicar a presença de todos os sentimentos. Transmite todas as vibrações positivas.





SaraPeres.Com.Br © 2006 - Política de Privacidade - Termos de Uso
Desenvolvido por: Volcano